quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sistemas de cultivo do arroz

Os principais métodos de cultivo de arroz da região são:
CONVENCIONAL, PRÉ-GERMINADO E PLANTIO DIRETO.

Em nossa região, o sistema mais utilizado atualmente é o Pré-Germinado.

Este sistema caracteriza-se pela semeadura de sementes pré-germinadas em solo previamente inundado, através de semeadoras a lanço. No preparo do solo, há necessidade de formação de lama e o nivelamento e alisamento são realizados, normalmente, com o solo inundado. A primeira fase do preparo do solo visa trabalhar a camada superficial para a formação de lama, podendo ser realizada em solo seco com posterior inundação ou em solo já inundado.


Preparo do solo. Sistema de plantio pré-germinado.

Método Convencional

Neste sistema o solo precisa ser preparado em duas etapas. O preparo primário consiste em operações mais profundas, normalmente realizadas com arado que visam, principalmente o rompimento das camadas compactadas e eliminação e/ou enterro de cobertura vegetal. No preparo secundário, as operações são mais superficiais, utilizando-se grades ou plainas para nivelar, destorroar, destruir crostas superficiais, incorporar agroquímicos e eliminar plantas daninhas no inicio do seu desenvolvimento. Criando assim, ambientes favoráveis à germinação, emergência e desenvolvimento da cultura implantada. Neste sistema, a semeadura é realizada a lanço ou em linha.



Plantio direto = novas formas de plantio utilizando este sistema

Neste sistema o solo não precisa ser previamente preparado para receber a semente. Abre-se um pequeno sulco (ou cova) de profundidade e largura suficientes para garantir uma boa cobertura e contato da semente com o solo sendo que, não mais que 25 ou 30% da superfície do solo são movimentados.

O desenvolvimento inicial do plantio direto besea-se em três princípios: a mínima movimentação do solo, a permanente cobertura do mesmo e a prática de rotação de culturas. Esses fundamentos viabilizam o objetivo principal do objetivo direto: a conservação do solo.

Neste sistema também deve-se realizar o entaipamento de base larga e de perfil baixo na adequação da área para o plantio do arroz irrigado, que compreende as operações de sistematização da superfície do solo ou aplainamento, calagem quando for necessário, e construção da infra-estrutura de irrigação, drenagem e estradas.

Este sistema apresenta como vantagens:
* Boa umidade para o nascimento das sementes;
* Menor custo de produção;
* Racionalização do uso dos insumos;
* Melhor uso do solo;
* Menor necessidade de maquinário (implementos).

E se o processo for realizado de acordo com as instruções, é quase que impossível descrever alguma desvantagem.


Com o intuito de sempre oferecer o melhor ao produtor, a TRATOWEL apresenta a semeadora de arrasto BALDAN para o plantio do arroz no método PLANTIO DIRETO.


SPDE-T à SEMEADORA DE PLANTIO DIRETO

ESPECIAL TAIPAS


Disponível em três modelos, com 16, 20 ou 24 linhas de plantio, a SPDE-T vem para atender a demanda da região, proporcionando um ótimo rendimento e o melhor custo beneficio para o produtor.


Altura total.............................................................................................1970 mm
Espaçamento mínimo entre linhas...............................................................170 mm
Comprimento total..................................................................................3600 mm
Profundidade de Trabalho.......................................................................0-120 mm
Rodeiro...........................................................................................14.9 x 28 x 6L


Mais informações, ligue (48) 3524-1176 ou acesse o link



Nenhum comentário:

Postar um comentário